Cirurgia Minimamente Invasiva Pé e Tornozelo

Utilizada amplamente na Europa e Estados Unidos há mais de 20 anos, essa técnica permite abordagem de estruturas ósseas ou tendíneas, realizadas percutaneamente, atravéz de incisões de 2 mm. 

As osteotomias (cortes nos ossos) percutâneas tem o objetivo de “raspar” ou cortar um osso específico para corrigir uma deformidade de maneira pouco invasiva e com menor risco de infecção que uma cirurgia convencional.

Deve-se atentar que esses procedimentos devem ser bem indicados para um bom resultado, não se excluindo o uso de cirurgias convencionais para determinadas deformidades. Isso somente um especialista com conhecimento nas duas áreas (convencional e percutânea) poderá fazer de maneira adequada, utilizando tanto sua bagagem teórica quanto senso crítico.

Quando podem ser indicadas?

Podemos obter resultados muito satisfatórios na correção de deformidades dos dedos ( como dedos em garra), dores na parte de frente do pé (metatarsalgias) de causa óssea, joanete do quinto dedo, entre outras.

Como é a anestesia?

Dependendo dos procedimentos realizados e do paciente, o tipo de anestesia pode variar. Para os procedimentos minimamente invasivos, podem ser realizados bloqueios locais associados à sedação.

Se houver algum outro procedimento, como joanetes, poderá ser realizada anestesia da perna (nervo poplíteo), lembrando que essa é uma escolha do anestesista.

Como é o pós-operatório?

É permitido andar com calçados espaciais de pós-operatório já no primeiro dia.

Após 3-6 semanas, o paciente poderá usar calçados comuns e, a partir do 3o mês, poderá utilizar sapatos de salto alto e retornar às atividades esportivas. 

Dra Fernanda Catena

Especialista em Cirurgia do Pé e Tornozelo, após o Curso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva- Mendoza 2014, acompanhou dois serviços para aperfeiçoamento da técnica: Weil Clinic em Chicago -EUA e Clinic du Pied em Marseille-França.

Consultório no Ibirapuera, Dra Fernanda Catena, Ortopedista e Traumatologista, Especialista em Cirurgia do Pé e Tornozelo

Avaliações

Via Comentários do Google

A Dra. Fernanda é atenciosa e muito investigativa. Ela aborda todos os fatores da vida e rotina do paciente que extrapolam simplesmente as dores e queixas. O tratamento também reflete essa abordagem, recomendo fortemente a dra. Fernanda, estou muito satisfeita com meu tratamento.

Erika Amigo

Não tem nem palavras pra descrever a Dra Fernanda. Ela é sensacional, incrivel, uma médica que realmente sabe o que está falando, te trata com muito carinho e atenção. Não desiste de vc de forma alguma. Antes de achá-la fui em diversos médicos que já não sabiam o que fazer (e nem tinham interesse)...

Paula Lobo

Ah que médica maravilhosa ! Já havia passado com ela há anos atrás mas fazia tempo que não conversávamos ! Ela fez uma extensa entrevista e me passou extrema confiança e empatia ! A maneira de tratar o doente como um ser e não como uma doença é simplesmente o máximo...

Flavia Guimaraes

Fiquei muito satisfeita com minha primeira consulta com Dra Fernanda Catena. Profissional que sabe ouvir, qualidade rara na maioria dos profissionais. E em especial, que tem um pensamento ampliado sobre o paciente, levando em conta a complexidade de diversos fatores...

Sandra Freitas

ENTRE EM CONTATO

Ibirapuera
Alto de Pinheiros

Formada em medicina na UNIFESP – Escola Paulista de Medicina, continuei minha formação no mesmo serviço, me especializando em Ortopedia e Traumatologia e, a seguir, Cirurgia de Pé e Tornozelo.

Desenvolvido com ❤ por Avner Soluções Informatizadas | (11) 4243-1168
2021 © Fernanda Catena. Todos os Direitos Reservados.