Entorse do Tornozelo

O entorse do tornozelo é a lesão mais frequente no esporte. Existem vários mecanismos de entorse, porém este acontece mais frequentemente num movimento rotacional combinado, em inversão e rotação interna.

Nesse mecanismo, os ligamentos laterais do tornozelo são os mais frequentemente lesados, porém diversas outras injúrias podem acompanhar a lesão ligamentar, como fraturas, lesões osteocondrais e contusões ósseas.

Por esse motivo, o entorse do tornozelo deve ser avaliado e tratado adequadamente. 

Conforme indicado, são solicitados exames complementares como:

  • Radiografias – avaliação de possíveis fraturas e da congruência articular.

  • Ultrassonografia – avaliação das estruturas ligamentares e tendíneas.

  • Ressonância Magnética (RM) – avaliação das estruturas ligamentares, tendíneas, condral e óssea.

  • Tomografia (TC) – menos indicada que a RM na fase aguda do entorse, mas com grande valor na fase crônica da instabilidade para avaliação da superfície articular.

Tratamento

Usualmente, esse tratamento consiste de imobilização e carga parcial no início do quadro. No seguimento, será indicada reabilitação conforme o tipo de lesão diagnosticada. Mesmo com tratamento adequado, é descrito na literatura mundial uma má evolução em 20-30% dos pacientes.

Um entorse mal conduzido aumenta essa incidência e pode levar à instabilidade crônica do tornozelo, com consequente dor, incapacidade funcional e osteoartrose do tornozelo.

Se o tratamento não cirúrgico evoluir sem resultados satisfatórios, ou se houver lesão associada que agrave o caso, o tratamento cirúrgico apropriado será indicado. As indicações de cirurgias serão discutidas em consulta após exame físico e avaliação de imagens.

Consultório no Ibirapuera, Dra Fernanda Catena, Ortopedista e Traumatologista, Especialista em Cirurgia do Pé e Tornozelo

Avaliações

Via Comentários do Google

A Dra. Fernanda é atenciosa e muito investigativa. Ela aborda todos os fatores da vida e rotina do paciente que extrapolam simplesmente as dores e queixas. O tratamento também reflete essa abordagem, recomendo fortemente a dra. Fernanda, estou muito satisfeita com meu tratamento.

Erika Amigo

Não tem nem palavras pra descrever a Dra Fernanda. Ela é sensacional, incrivel, uma médica que realmente sabe o que está falando, te trata com muito carinho e atenção. Não desiste de vc de forma alguma. Antes de achá-la fui em diversos médicos que já não sabiam o que fazer (e nem tinham interesse)...

Paula Lobo

Ah que médica maravilhosa ! Já havia passado com ela há anos atrás mas fazia tempo que não conversávamos ! Ela fez uma extensa entrevista e me passou extrema confiança e empatia ! A maneira de tratar o doente como um ser e não como uma doença é simplesmente o máximo...

Flavia Guimaraes

Fiquei muito satisfeita com minha primeira consulta com Dra Fernanda Catena. Profissional que sabe ouvir, qualidade rara na maioria dos profissionais. E em especial, que tem um pensamento ampliado sobre o paciente, levando em conta a complexidade de diversos fatores...

Sandra Freitas

    ENTRE EM CONTATO

    Ibirapuera
    Alto de Pinheiros

    Formada em medicina na UNIFESP – Escola Paulista de Medicina, continuei minha formação no mesmo serviço, me especializando em Ortopedia e Traumatologia e, a seguir, Cirurgia de Pé e Tornozelo.

    Desenvolvido com ❤ por Avner Soluções Informatizadas | (11) 4243-1168
    2021 © Fernanda Catena. Todos os Direitos Reservados.